terça-feira, 2 de junho de 2015
SEU CLIENTE PRECISA SABER O VALOR REAL DO SEU IMÓVEL
Não é novidade, para corretores experientes, se defrontarem com proprietários que supervalorizam seu imóvel no momento da venda.
Uma pesquisa mostrou que o percentual de supervalorização gira em torno de 6 a 8%*.
Os motivos que levam a este comportamento são, em geral, de ordem afetiva e baseados em expectativas irreais , já que o fator que define e determina o preço final de venda é regido pelo mercado imobiliário.
Proprietários de imóveis imaginam que podem reaver todo o investimento feito, ao longo dos anos em suas propriedades, mas isto não é o que ocorre normalmente.
Um exemplo disso, são imóveis muito diferenciados para uma determinada vizinhança.
Sempre é bom lembrar ao cliente que a localização é um dos fatores preponderantes que levam uma pessoa a comprar um imóvel.
Já, para o proprietário do imóvel, deve ficar claro que aquele projeto de informatização da casa, a churrasqueira gourmet importada ou o projeto de iluminação da residência que tanto lhe dá orgulhoso e que teve altíssimo custo, pode não ter o mesmo valor para os interessados na compra, ou mesmo, valor algum.
Oriente seu cliente a pesquisar os valores de venda de imóveis semelhantes aos seus em sua vizinhança. Muitas vezes, um imóvel fica à venda por meses e anos e quem fica desacreditado é o corretor.
*Journal of Housing Economics.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário